LogomarcaProvincia_P.png

História da Unidade da Santa Cruz

 

Em 1958, a Congregação com um número crescente de Irmãs, decidiu dividir a mesma em Províncias, para atender melhor a missão nas áreas de Educação, Saúde e Pastoral nos meios populares mais carentes.

     

A Província da Santa Cruz, foi constituída como pessoa Jurídica em 09 de Janeiro de 1967, na cidade de Olinda- PE, com a denominação de Associação Província da Santa Cruz. Em 1969 foi realizada a primeira alteração Estatutária para a denominação/Província da Santa Cruz da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, com sua Sede em Salvador – BA

     

Eis como aconteceu a Ereção da nossa Província da Santa Cruz (06 de Janeiro de 1960) - No Colégio Vera Cruz- Recife-PE, perante a Comunidade Local reunida na sala do Capítulo, comparecendo também, algumas Irmãs de outras Casas estabelecidas naquela cidade, a Vigária Provincial, Irmã Prudência Soares do Nascimento, leu o Ofício da Instalação da Madre Provincial, estabelecendo assim, Irmã Nazária Teixeira de Morais, Superiora Provincial entre os anos 1960-1964.

   

É motivo de agradecer ao Senhor da Vida, o nosso passado, pelas oito Lideranças que durante mais de 50 anos, procuraram pôr em prática o Carisma da Congregação e seguir as pegadas de Jesus no poder – serviço. Foram tempos de alegrias, muitas festividades como Renovação de Votos, Profissão Perpétua, Jubileus de Prata e Ouro e muitos encontros da Província.

     

Durante esses anos, aconteceram muitas mudanças em toda Província, acompanhando as mudanças do País com suas Leis e exigências, principalmente, para as Instituições.

   

Cada Liderança da Província teve sua habilidade peculiar para atender as necessidades das Irmãs na sua vida de missão. Com espírito de fé e confiança, houve uma grande caminhada em prol do Reino de Jesus Cristo.

   

Nesta caminhada centenária, toda a Congregação sentiu-se chamada à uma mudança organizacional, sendo assim, a Província da Santa Cruz aos poucos foi adentrando nesta mudança. A mudança de PROVÍNCIA para UNIDADE DA SANTA CRUZ, não significa apenas mudança de nome, mas uma vivencia mais profunda de interiorizarmos de que TODAS SOMOS IRMÃS.

     

Sabemos que todas as mudanças requerem de nossa parte abertura e doação para abraçar o Novo, e também despojamento para deixar a missão que foi confiada a cada Equipe de Serviço e a todas as Irmãs da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus- SMIC.

 

Instalação da Unidade da Santa Cruz:

IMG-20220228-WA0004.jpg

EQUIPE DE LIDERANÇA DA UNIDADE DA SANTA CRUZ
2022- 2024

31154090_233982870677770_4812527940547903488_n.jpg

Da esquerda para a direita: Irmã Sílvia Corado do Amaral (Coordenadora da Unidade da Santa Cruz), Irmã Vânia Maria Marques Branco (Coordenadora Para as Instituições Civis) e Irmã Marta Helena de Carvalho (Coordenadora para Carisma e Missão).

História da Congregação

A Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus foi fundada em 1910, em Santarém, Pará, Brasil. Os Fundadores, Dom Amando Bahlmann e Madre Imaculada de Jesus, foram por ocasião da fundação, assistidos por quatro Irmãs Concepcionistas do Mosteiro da Ajuda, do Rio de Janeiro. O principal objetivo da fundação foi o serviço ao povo da Amazônia, através da educação da juventude e crianças órfãs.


A Congregação logo se expandiu por vários Estados do Brasil. Em decorrência dessa expansão, a Congregação internacionalizou-se se deparando, consequentemente, com diversos aspectos culturais em realidades as mais diversificadas às quais as Irmãs deveriam inculturar-se, conservando-se fieis às suas identidades de Missionárias da Imaculada Conceição, de acordo com a Regra Franciscana, cuja fonte é o Evangelho. Atualmente, a Congregação está presente nos quatro Continentes: Americano, Europeu, Asiático e Africano, sendo enviadas para os diversos Países: Alemanha, Estados Unidos, China, Taiwan, Filipinas, Vietnã, Namíbia, e Angola, no entanto, nos tornamos uma Congregação Internacional.


Em decorrência dessa expansão, as SMIC buscam participar do espirito de seus Fundadores vivendo o Carisma e a Espiritualidade Congregacional e servem ao povo de Deus através de vários serviços à Igreja e à sociedade.


Somos uma Congregação Franciscana, chamada a integrar o espirito de São Francisco e Santa Clara em suas vidas e temos Maria como modelo de Discípula e Missionária de Jesus Cristo, o enviado do Pai.

WhatsApp Image 2023-03-24 at 21.46.34.jpeg
Fundadores.jpg

Carisma - O que é?

- Revela o espírito da Congregação- isto é, identifica a razão de ser e de trabalhar de um determinado grupo, que procura viver o Evangelho de Jesus Cristo.
 
- Dom particular que Deus dá a uma determinada pessoa, que pelo seu testemunho atrai outros para juntos realizarem um serviço específico aos irmãos, tornando Deus conhecido e amado por todos. 

Nosso Carisma

- Ser uma presença contemplativa e misericordiosa a todos, em constante prontidão para a missão de Cristo, especialmente entre os mais necessitados.

Nosso Lema

Enraizadas em Cristo, revelar o amor de Deus. 

Rosto de Jesus.jpg

Nossa Espiritualidade

A Espiritualidade é um meio que nos ajuda a viver o Carisma. São aspectos importantes  que marcaram a vida dos nossos fundadores e motivaram a sua vivência religiosa, deixando-nos como herança.

Marial

Dom Amando e Madre Imaculada tinham uma devoção especial pela pessoa de Maria Santíssima.  Ela, para eles representava a Mãe, a medianeira, a irmã, aquela que estava presente em suas vidas nas suas ações e que os acompanhou durante toda a vida terrena. Souberam viver com autenticidade os valores  da vida de Maria: a Fé inabalável, a Escuta atenta e a Prontidão para fazer a vontade de Deus.

Imaculada.jpg

Franciscana

Dom Amando e Madre Imaculada basearam suas vidas nas atitudes de Francisco, aquele que deixou tudo e foi viver na pobreza, na simplicidade, na contemplação.

Sao Francisco.jpg

Missionária

Missão é ser peregrino, profeta. Missão é deixar tudo e partir. Missão é evangelizar, é estar ao lado dos pobres e necessitados.  Ser missionária é ser apóstola, profeta, é falar em nome de Jesus Cristo. É anunciar e denunciar. É ser presença contemplativa e misericordiosa.

Dulce com os pobres.jpg

Conselho Geral da Congregação

WhatsApp Image 2023-03-24 at 21.47.34.jpeg

Da esquerda para a direita: Irmã Beatrice (Coordenadora Geral), Irmã Gisele (Assistente da Coordenadora Geral) 

 Irmã Rosivonete  (Conselheira).e Irmã Dilecta (Conselheira).